Natação para idosos: conheça os benefícios

O nosso organismo sofre diversas alterações ao longo da vida. Com o passar dos anos, o corpo é afetado por muitas mudanças de ordem física e cognitiva, que podem ser amenizadas se corpo e mente forem estimulados da forma correta. A prática de exercícios físicos, como a natação para idosos, é uma excelente aliada nessa missão e, portanto, deve ser vista como uma necessidade durante a terceira idade.

Alguns exercícios, como a corrida e a caminhada, por exemplo, podem agravar alguns problemas, como inflamações nas articulações. Ao mesmo tempo, o número de idosos praticando esportes radicais, por exemplo, é cada vez maior. Aqui, a força de vontade de cada um é muito válida! Cada caso deve ser avaliado com cuidado, é sempre importante consultar um médico antes de iniciar qualquer prática esportiva. Dessa forma, você garante que está seguro no esporte que escolheu, seja ele caminhada, natação ou até escalada!

A natação é um dos esportes mais recomendados para os idosos, porque traz muitos benefícios ao organismo e estimula também as atividades cognitivas, além de estimular todo os grupos musculares, sendo considerada uma das modalidades esportivas mais completas.

Confira os principais benefícios dessa prática esportiva para a terceira idade:

A natação ajuda a melhorar o equilíbrio

Um dos problemas mais comuns entre os idosos são as quedas. A habilidade de manter o equilíbrio acaba sendo afetada e, somada à fragilidade dos ossos dos idosos, e a doenças degenerativas que podem surgir com a idade, pode causar muitos transtornos e até resultar na incapacidade de andar ou realizar alguns movimentos, pois, em muitos casos, os tecidos ósseo e muscular não se recuperam completamente após sofrer lesões.

Um estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Western Sydney, na Austrália, sobre as atividades físicas e seu impacto no equlíbrio do corpo dos idosos, mostrou que os idosos praticantes de natação tem 33% menos probabilidade de cair.  Isso porque a prática esportiva estimula o desenvolvimento de força física e aumenta a estabilidade dos músculos, que são essenciais para manter um bom equilíbrio.

Melhora o condicionamento físico

A natação é um dos esportes mais recomendados justamente porque sua prática estimula todos os grupos musculares, e por isso é considerada um dos esportes mais completos. Na terceira idade, a estrutura física acaba sendo enfraquecida, e a natação para idosos pode ser uma excelente aliada para desacelerar esse processo de enfraquecimento, pois fortalece todo o corpo.

Melhora o sistema cardiorespiratório

Durante a prática da natação, a frequência de batimentos cardíacos é elevada, e o pulmão é estimulado a trabalhar usando sua capacidade máxima. Além disso, o contato com a água faz com que haja a vasodilatação das vias respiratórias. Esses estímulos resultam no fortalecimento do sistema cardiovascular e do sistema respiratório.

Não desgasta e protege as articulações

Diferentemente do que ocorre em atividades como a corrida, por exemplo, na natação não há impacto direto nas articulações. O contato com a água estimula o fortalecimento delas e reduz os casos de doenças que afetam essas áreas do corpo, como a artrite.

Melhora a capacidade cognitiva

A natação, além de estimular o corpo, estimula a mente. A prática da natação para idosos estimula a interação social e ajuda a reduzir os casos de depressão – problema muito comum na terceira idade. Além disso, o idoso começa a criar novamente objetivos para sua vida – o que muitos idosos sentem falta após pararem de trabalhar. Na natação, ele começa a sonhar com competições, e está constantemente pensando em desenvolver sua habilidade, e em melhorar seu desempenho. Objetivos dessa natureza, aliados à interação social proporcionada pelo esporte, estimulam a cognição e a concentração, e reduz os casos de isolamento, que podem potencializar doenças degenerativas.

Hoje existem muitos clubes e academias com aulas voltadas exclusivamente a grupos de idosos. Consulte os estabelecimentos de sua cidade e obtenha informações sobre as aulas, os professores, e verifique se são realizadas competições, gincanas e outras atividades interativas. Agora que você conhece os benefícios da natação para idosos, comece já a praticar.

E vale lembrar: a natação é recomendada para todas as idades, e nunca é tarde demais para aprender!

Para o acompanhamento completo da saúde da sua família, procure a Clínica di Paula. Entre em contato pelo telefone (61) 3382-7494 ou por e-mail contato@clinicadipaula.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//]]>