Cuidados com a saúde da pele no inverno

O mês de Junho chegou e com ele veio o inverno, a estação mais seca do ano. Ainda que no Brasil os efeitos do inverno sejam mais amenos, nosso corpo sofre com algumas mudanças repentinas do clima que geralmente ocorrem no período. A pele é a parte do corpo que mais sofre com essas mudanças, pois está em contato direto com o ambiente ao nosso redor. É muito importante pensar na saúde da pele no inverno. 

 

No inverno, o clima fica mais seco devido à baixa umidade do ar, o que leva ao ressecamento da nossa pele. Isso ocorre por causa da redução de algumas proteínas, perdendo o brilho natural e fica com um aspecto de não ser saudável, com um aspecto esbranquiçado. A seguir, colocamos algumas dicas que irão lhe ajudar a manter sua pele saudável durante o inverno. Confira:

 

  1. Faça hidratações frequentemente

woman-applying-moisturizer-890-160812

 

Hidratar a pele é muito importante durante todo o ano, especialmente devido ao nosso clima, que se altera muito durante os meses. No entanto, durante o inverno, a pele requer cuidados ainda mais especiais, devido ao tempo seco.  Os cremes usados no dia-a-dia geralmente são feitos à base de água, e podem não ser suficientes para a saúde da pele no inverno. O recomendado, nessa época do ano, é usar cremes à base de óleo, pois eles irão criar uma camada protetora em sua pele que irá mantê-la hidratada por mais tempo. Mas, lembre-se que o cuidado com a pele do rosto e a pele do corpo devem ser feitos de forma diferente, pois o tecido do rosto é mais sensível. O recomendado aqui é sempre procurar um dermatologista para lhe indicar os melhores produtos de acordo com seu tipo de pele.

 

  1. Fique atento aos seus lábios

5e06b-01

Um dos primeiros sinais que o corpo dá, mostrando sua sensibilidade ao frio, está nos lábios. Eles ficam ressecados, craquelados e a pessoa pode apresentar ardência na região. Além disso, a estética facial fica prejudicada – em alguns casos mais graves de sensibilidade, os lábios chegam a ficar visivelmente feridos.

Dessa forma, é importante hidratar os lábios, usando hidratantes específicos para a área. Em farmácias e drogarias comuns você pode encontrar produtos desse tipo com muita facilidade. Algumas pessoas também usam pomadas cicatrizadoras na áreas, para aumentar ainda mais a hidratação. Consulte seu dermatologista para ver as melhores opções.

  1. Cuide da Alimentação

acai-credit-goes-to-Unsplash-by-Epicurrence-e1457120873384

Cuidar da alimentação é importante durante todo o ano mas, durante o inverno, alguns alimentos auxiliam ainda mais na saúde da pele. É recomendada a ingestão de comidas que possuam alta concentração de água, pois isso ajuda a hidratar sua pele de dentro para fora. Dentre as frutas, alguns bons exemplos são: mamão,  melancia, melão, maçã, laranja, kiwi, maracujá. Dentre os vegetais, aumente o consumo de tomates, pimentões, abóbora verde, pepino e cenoura. Certifique-se de que você está ingerindo quantidade suficiente de vitamina Z e zinco, que são importantes na produção de colágeno. Dentre as carnes, uma ótima opção é optar pelo consumo de peixes com maior teor de gorduras boas, pois eles auxiliam na manutenção do aspecto saudável da pele.

 

  1. ÁGUA. Beba muita água.

por-que-beber-agua2-500x336

 

Nós tendemos a beber menos água no inverno, pois optamos, por muitas vezes, por bebidas mais quentes como café e chás. No entanto, é preciso se lembrar de tomar muita água, pois a hidratação da pele também acontece de dentro para fora. Lembre-se: é recomendado tomar pelo menos dois litros de água por dia. Hoje, com a tecnologia, é possível até mesmo instalar aplicativos em seu smartphone para lhe lembrar de consumir quantidade de água suficiente ao longo do dia.

 

  1. Use filtro solar

hidratação

 

Não se engane. O sol pode ser ainda mais danoso no inverno, pois a pele geralmente está mais sensível em dias frios.  O filtro solar pode ser o mesmo usado durante todo o ano. O produto irá lhe ajudar a proteger e evitar sinais na pele. Como a pele está mais sensível, é importante passar um bom hidratante antes de aplicar o filtro solar na pele.

 

Lembre-se sempre: cada pessoa possui um tipo de pele diferente e, por isso, recomendamos sempre consultar um dermatologista antes de comprar produtos para manter a saúde da pele.

 

Para o acompanhamento completo da saúde da sua família, procure a Clínica di Paula. Entre em contato pelo telefone (61) 3382-7494 ou por e-mail contato@clinicadipaula.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//]]>